Você está aqui: Página Inicial / arquivo morto / Eventos / Harmonic Flute Ensemble no Convite à Música

Harmonic Flute Ensemble no Convite à Música

Quando 17/07/2015
das 20h30 até 22h30
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Harmonic Flute Ensemble & Juliano de Arruda Campos no Convite à Música - nesta quinta-feira dia 16/07/2015 às 20h 30m no Auditório Luzamor

Harmonic Flute Ensemble

O Harmonic Flute Ensemble é um grupo camerístico voltado à prática do repertório da flauta doce com outros instrumentos. O Ensemble foi criado em 2013, a partir de um grupo de estudos. No ano seguinte tornou-se um projeto de extensão vinculado à Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá, sob a coordenação do professor Bernhard Fuchs, com objetivos artísticos e didático-pedagógicos. Desenvolvendo distintos repertórios, o Ensemble estuda desde peças escritas na Renascença até a Contemporaneidade, seja para a família das Flautas ou adaptações, incluindo arranjos e composições dos próprios membros do grupo.

Em seu primeiro ano de atividade realizou apresentações artísticas e didáticas no âmbito da Universidade Estadual de Maringá (UEM), como na ‘Semana da Criança no Hospital Universitário’, nos projetos ‘Arte Vindo - Arte Vendo’ e ‘Recitais Scherzo’. e no encerramento do Workshop ‘Pensar e Agir Coletivamente’, organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura.  As apresentações externas em locais públicos, como a comemoração dos 35 anos da Escola de Música no Auditório Luzamor, um evento no Salão Nobre do Instituto de Educação de Maringá e na participação do Natal Maringá 2014. Em abril de 2015, o Ensemble participou do 1º Curso Internacional de Flautistas de Bauru – ‘Juliano de Arruda Campos’, no Estado de São Paulo. Juliano de Arruda Campos – maestro e professor do Conservatório de Tatuí-SP é o convidado especial no Projeto Convite à Música desta quinta-feira dia 16/07/2015.

Integrantes: Prof. Bernhard Fuchs, Scott Collie, Bruna Williena, João Paulo Costa, Guilherme Sanchez (alaúde) e Juliano de Arruda Campos (convidado especial).

JULIANO DE ARRUDA CAMPOS - Flauta Doce

juliano.jpg

Iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade no Conservatório de Tatuí, onde concluiu os cursos de flauta-doce e flauta-transversal. Com 15 anos  concluiu flauta doce e solou o Concerto n 4 Brandemburgo de J.S. Bach junto a Orquestra Sinfonica do Conservatorio de Tatui e os concertos Op.X de Vivaldi em varias cidades do Estado de Sao Paulo. Integrou o Grupo “La Stravaganza" em 1988 e 1989 com intensa atividade cameristica e de pesquisa de época antiga.Posteriormente, continuou seus estudos na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Esteve como aluno especial no curso de pós-graduação nas disciplinas: “Concepções Harmônicas do Século XX” - Prof. Dr. Marcos Branda Lacerda e “Estudos Epistemológicos da Criação Musical” - Prof. Dr. Pedro Paulo Salles. Como extensão dos seus estudos acadêmicos, a atuação como professor e solista nos Festivais de Música de Prados (MG) de 1990 a 1992.

Teve como professores de flauta doce Bernardo Toledo Piza, Cleas Galeano e Wiliam Takarrashi. Em festivais e cursos com Ricardo Kanji e Helder Parente.

Em 1990, vence o II Concurso Nacional de Música da Faculdade Santa Marcelina - FASM na categoria música antiga e contribui na elaboração do projeto musical “Coral do Museu Lasar Segall” até o ano de 1991, quando idealiza e realiza o curso de “Educação Musical através da Flauta Doce”. Dentro de suas pesquisas na formação de grupos, cria e dirige a primeira orquestra de flautas brasileira em 1998, “Orquestra de Flautas Brasileira João Dias Carrasqueira”, grupo que estreou repertório jamais tocado no Brasil incluindo obras escritas para este conjunto.

Representou o Conservatório de Tatuí na “The Midwest Clinic - An Internacional Band and Orchestra Conference 53rd Annual Convention” em Chicago – Illinois (EUA) 1999, atuando também dentro das atividades artísticas do Departamento de Artes da William Jones Academic Magnet High School, ensinando flauta e tocando no concerto final.

Esteve como Regente da Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas e como regente assistente da Orquestra Sinfonica de Tatui.

Professor do Conservatório de Tatui desde 1993 e maestro da Orquestra Sinfônica Jovem. Ao longo destes anos, realizou como Regente Titular mais de cinquenta concertos públicos com solistas alunos, professores e regentes convidados, participando de encontros, semanas pedagógicas, ensaios abertos e concertos externos a escola. Também é professor de música de câmara no Conservatório de Tatuí (desde 1994) e flautista principal e chefe de naipe da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí (inicio em 1997).

ANTONIO VIVALDI  Concerto em Dó Maior para Mandolino

& Orquestra - Arranjo para alaúde e flautas  J. Paulo Costa

I. Allegro II. Lento III. Allegro

Anônimo Greensleeves to a Ground