Você está aqui: Página Inicial / Curso Técnico Profissionalizante

Curso Técnico

Grade do curso técnico profissionalizante de música

Imagem para curso 4

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL

Autorizado  pela Secretaria de Estado da Educação, e pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná.

O Curso Técnico em Instrumento Musical integra ao Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design, do Catálogo Tecnológico de cursos técnicos aprovados pelo MEC e cadastrado no SISTEC- Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica/MEC.

Objetivos do Curso

O Curso Técnico em Instrumento Musical é voltado para a formação profissional na área musical, do público jovem e adulto, na atuação em uma das linhas de formação: Piano, Violão, Viola, Violino e Violoncelo.

Além da performance musical, poderá atuar também em outras áreas da produção musical, como editoração de partituras, elaboração de projetos, direção de grupos musicais e atividade de ensino musical para crianças, jovem e adulto.

Perfil Profissional

Na conclusão dos Módulos I, II, III o aluno terá uma base teórica e prática em elementos estruturais, aspectos históricos, arranjo, percepção auditiva e recursos tecnológicos que darão suporte para a sua prática instrumental.

O aluno terá a preparação para o desenvolvimento de habilidades musicais no instrumento com um repertório musical diversificado e a performance em palco. Atuação na área artística por meio da participação em eventos culturais e acadêmicos. Possibilitará sua atuação como professor autônomo e em Escolas de Música. Propõe ainda, uma reflexão sobre o exercício da profissão de músico.

Os respectivos módulos articulam interdisciplinarmente, contribuindo para a formação das competências e habilidades fundamentais ao perfil do egresso.

Requisitos de Acesso

1. A admissão ao curso será feita mediante processo de seleção.
  2. Poderão participar candidatos que tenham concluído o ensino fundamental ou equivalente; ou estejam cursando o ensino médio; ou que já concluíram esta etapa. O candidato deverá ter o conhecimento musical básico em seus elementos teórico e de execução instrumental
  3. O processo seletivo constará das seguintes provas:

I) Na primeira etapa comum a todos os instrumentos, de caráter classificatória, o candidato fará uma Prova de Conhecimento Musical onde será avaliado os conceitos básicos de música e percepção;

II) Na segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, o candidato fará uma Prova Prática, constituída de um programa mínimo de execução instrumental e de uma leitura à primeira vista;

1. As diretrizes e normas para o Teste Seletivo constarão em edital específico, contendo: período e local de inscrição, documentação necessária, data, local e horário, programa das provas (teórico-perceptiva e prática instrumental), critérios de classificação dos candidatos e número de vagas por instrumento;

2. O candidato deve estar atento ao programa mínimo de execução instrumental exigido para a prova prática.

1. Duração do curso

O curso tem duração de 800 horas e de no mínimo 16 meses (três semestres letivos) e máximo de 20 meses, de 2ª a 6ª feira, período matutino, vespertino e/ou noturno, e eventualmente, atividades aos sábados, conforme calendário do ano.

Estrutura Curricular

Carga Horária total de 800 horas, distribuídos em três módulos:

História da Música

Arranjo

Estruturação

Percepção

Treinamento Auditivo

Apreciação Artística

Prática de Conjunto I

Prática de Conjunto II

Instrumento I

Música e Tecnologia

Instrumento II

Laboratório de Ensino

Música e Trabalho

Atividades Artísticas

Prática de Conjunto III

Instrumento III

Matriz Curricular ( Disponível em breve)

Atividades integradas aos projetos de extensão

Está previsto a participação dos alunos nos diversos projetos de extensão em andamento na Escola de Música como parte integrante da carga horária das disciplinas.

Documentação para matrícula

Entregar na secretaria da escola, as cópias simples, desde que acompanhadas dos originais para conferência.

• A Matrícula dos classificados será nos dias 05 e 06 de dezembro/2019, na Secretaria da Escola de Música, das 08h30 às 11h20min e das 14h às 17h.;

No caso de menor idade será exigida a presença do representante legal;

Documentos necessários: a) Certificado de conclusão ou Histórico escolar (via original), para os que concluíram o Ensino Médio ou equivalente; b) No caso de estar cursando o Ensino Médio, Declaração ou boletim escolar ou Declaração de matrícula; c) Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia simples); d) Carteira de Identidade (RG) (cópia simples); e) CPF (cópia simples); f) Comprovante de residência; g) atestado de vacina atualizado; e 1 foto 3x4;

Será excluído desse processo, o candidato que não efetuar a matrícula, no período estabelecido;

Para as vagas não preenchidas, em qualquer dos instrumentos, decorrente do não comparecimento no período de matrícula de candidatos classificados, serão convocados os alunos em ordem de classificação;

O candidato deverá estar ciente da disponibilidade de horários para as aulas das disciplinas que compõem o Modulo I/Turma X /Período 1º semestre de 2020: Elementos da Música I, Percepção Musical I, História da Música I, Instrumento I e as atividades de Práticas Musicais Integradas. Os horários serão divulgados no ato da matrícula.

Fique por dentro das novidades em nossa página do Faceboook

FACEBOOK EMU