Você está aqui: Página Inicial / Curso Técnico Profissionalizante

Curso Técnico

Grade do curso técnico profissionalizante de música

Imagem para curso 4

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO

TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL

Autorizado  pela Secretaria de Estado da Educação, e pelo Conselho Estadual de Educação do Paraná.

O Curso Técnico em Instrumento Musical integra ao Eixo Tecnológico Produção Cultural e Design, do Catálogo Tecnológico de cursos técnicos aprovados pelo MEC e cadastrado no SISTEC- Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica/MEC.

Objetivos do Curso

O Curso Técnico em Instrumento Musical é voltado para a formação profissional na área musical, do público jovem e adulto, na atuação em uma das linhas de formação: Flauta doce, Flauta transversal, Saxofone, Piano, Violão, Viola, Violino e Violoncelo.

Além da performance musical, poderá atuar também em outras áreas da produção musical, como editoração de partituras, elaboração de projetos, direção de grupos musicais e atividade de ensino musical para crianças, jovem e adulto.

Perfil Profissional

Na conclusão dos Módulos I, II, III o aluno terá uma base teórica e prática em elementos estruturais, aspectos históricos, arranjo, percepção auditiva e recursos tecnológicos que darão suporte para a sua prática instrumental.

O aluno terá a preparação para o desenvolvimento de habilidades musicais no instrumento com um repertório musical diversificado e a performance em palco. Atuação na área artística por meio da participação em eventos culturais e acadêmicos. Possibilitará sua atuação como professor autônomo e em Escolas de Música. Propõe ainda, uma reflexão sobre o exercício da profissão de músico.

Os respectivos módulos articulam interdisciplinarmente, contribuindo para a formação das competências e habilidades fundamentais ao perfil do egresso.

Requisitos de Acesso

1. A admissão ao curso será feita mediante processo de seleção.
  2. Poderão participar candidatos que tenham concluído o ensino fundamental ou equivalente; ou estejam cursando o ensino médio; ou que já concluíram esta etapa.
    1. O candidato deverá ter o conhecimento musical básico em seus elementos teórico e de execução instrumental.
    2. O processo seletivo constará das seguintes provas:

I) Prova teórico-perceptiva de conteúdos dos elementos teóricos, de percepção e de leitura musical; e II) Prova prática no instrumento pretendido, com programa mínimo de execução e leitura à 1ª vista.

1. As diretrizes e normas para o Teste Seletivo constarão em edital específico, contendo: período e local de inscrição, documentação necessária, data, local e horário, programa das provas (teórico-perceptiva e prática instrumental), critérios de classificação dos candidatos e número de vagas por instrumento.
    2. O candidato deve estar atento ao programa mínimo de execução instrumental exigido para a prova prática.

Duração do curso

O curso tem duração de no mínimo 34 meses (três anos letivos), no período turno vespertino (predominantemente). O prazo máximo de cinco anos para a conclusão do curso.

Estrutura Curricular

Carga Horária total de 800 horas, distribuídos em três módulos:

História da Música

Arranjo

Estruturação

Percepção

Treinamento Auditivo

Apreciação Artística

Prática Coral

Prática de Conjunto

Instrumento I

Música e Tecnologia

Instrumento II

Laboratório de Ensino (69h/a)

Música e Trabalho (69h/a)

Atividades Artísticas (35h/a)

Instrumento III(69h/a)

Matriz Curricular (pdf)>Clique aqui

Atividades integradas aos projetos de extensão

Está previsto a participação dos alunos nos diversos projetos de extensão em andamento na Escola de Música como parte integrante da carga horária das disciplinas.

Documentação para matrícula

Entregar na secretaria da escola, as cópias simples, desde que acompanhadas dos originais para conferência.

• Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Atestado de vacina
  • Comprovante de Residência
  • CPF e RG
  • Uma foto 3x4
  • Histórico Escolar e Certificado de Conclusão do Ensino Médio (2º Grau), com publicação de lauda ou visto-confere, que nada mais é do que a validação de seus documentos junto aos órgãos oficiais de educação. Caso seu documento não tenha esta autenticação, você pode solicitar na escola em que estudou.
Fique por dentro das novidades em nossa página do Faceboook

FACEBOOK EMU