Você está aqui: Página Inicial / Cursos de extensão NOVO / Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

PERGUNTAS FREQUENTES

 

Qual é o foco de ensino dos cursos de extensão da EMU?

A EMU tem como objetivo o ensino da música instrumental. Destinado aos iniciantes, ou que já possuam conhecimento musical de nível intermediário aos estudos avançados. Todos os seus professores são qualificados e a metodologia e as didáticas utilizadas nas aulas são baseadas no desenvolvimento das habilidades de leitura, percepção e execução aplicadas ao estudo do repertório instrumental.

Sou iniciante. Posso me inscrever na EMU?

A Escola de Música é voltada para a formação musical. Os cursos para iniciantes estarão abertos de acordo com a disponibilidade de vagas no respectivo instrumento. Deverá ficar atento à faixa etária prevista para cada curso.

Onde e quando acontecem as aulas?

As aulas acontecerão no bloco 117 do Campus Universitário da UEM, de 2ª a 6ª feiras, nos períodos manhã, tarde e/ou noite. Os horários serão de acordo com a disponibilidade do professor e salas de aula.

 

Como posso saber os horários das aulas?

O candidato deverá participar da entrevista e combinar o horário com o professor do instrumento.

É necessário ter instrumento próprio?

Sim, todos os alunos deverão ter seu instrumento e trazê-lo a cada aula, com exceção do piano e contrabaixo. Alunos iniciantes de piano poderão participar do curso, desde que tenham pelo menos um teclado de 5 oitavas para o estudo de leitura musical.

Como se inscrever?

O processo de inscrição será feito unicamente pela Internet. Para se inscrever o interessado deverá escolher curso pretendido de acordo com o instrumento musical que deseja estudar ou dar continuidade aos estudos e enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida para a secretaria da escola, via e-mail (sec-emu@uem.br) e devem comparecer no dia da entrevista divulgado para conversar com o professor do instrumento. O não comparecimento na entrevista o elimina do processo de ingresso ao curso. As inscrições são gratuitas em todos os cursos.

Qual a duração dos cursos?

Os cursos são livres e depende de cada projeto proposto pelo coordenador do projeto. Normalmente tem a duração do ano letivo, em torno de 32 horas/aula.

Sou aluno da Escola, como posso renovar a matrícula na EMU?

Os alunos que desejam dar continuidade aos estudos na Escola de Música devem enviar a ficha de matrícula do curso pretendido devidamente preenchida para a secretaria da escola, via email ( sec-emu@uem.br)  no prazo determinado. A ficha estará disponível no site www.emu.uem.br. O aluno deverá ficar atento ao curso de acordo com o instrumento que estuda e a faixa etária.  O aluno deve entrar em contato com o professor para a definição do horário ou comparecer no dia da entrevista, para garantir a sua vaga. Somente será considerado matriculado após a assinatura do termo de compromisso. O aluno não deverá apresentar débitos junto à Escola.

E quanto ao preço da matrícula e formas de pagamento?

Os valores são de acordo com cada projeto. Os possíveis descontos ou isenções são de acordo com a proposta de cada projeto.  Estão previstos o pagamento da matrícula e cursos com no mínimo 8 e no máximo 10 parcelas, dependendo da carga horária total do curso. A Escola não tem autonomia para o trato financeiro e para tanto estabelece convênio com a FADEC- Fundação de Apoio ao Desenvolvimento científico, ficando então como responsável por toda e qualquer tramitação financeira dos cursos, bem como a escolha do Banco para recebimento e demais transações. As pendências deverão ser tratadas exclusivamente com a FADEC.

E se eu precisar solicitar o trancamento da matrícula? Como devo proceder?

O aluno que não puder continuar no curso ou desistir do mesmo deverá solicitar na secretaria o documento próprio e atender às exigências previstas no termo de compromisso assinado no ato da matrícula. Em linhas gerais, está previsto o pagamento da multa, referente a uma parcela e a comprovação do pagamento dos débitos, caso haja parcelas em atraso.

A EMU confere certificação?

Sim, os cursos são regidos pela Diretoria de Extensão da UEM. Após a aprovação do relatório fina do curso, a DEX ficará responsável pela emissão dos certificados. Não há prazo definido para a entrega dos mesmos.

 

Fique por dentro das novidades em nossa página do Faceboook

FACEBOOK EMU